segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cenoura: como introduzir alimentos saudáveis na alimentação de sua ave !

Oiie,

Bom eu estou passando por um processo com minhas aves deixando a alimentação mais saudável e eu estou começando pela cenoura e jiló.Eu consegui fazer eles a começarem a comer estes legumes fazendo assim eu por volta das 7:00hrs da manhã eu tirava as sementes do comedouro e oferecia as cenouras (raladas) as 10:00hrs no principio só o casal mais velho comia a parti do meu terceiro dia todos os meus agapornis  estavam comendo agora os periquitos australianos e as calopsitas até hoje só beliscam (mais é assim mesmo sua ave tem que panha gosto )
e todos os dias as 14:00hrs eu coloco o mix de sementes sem o girassol com um pouco e ração e aos poucos eu estou diminuindo as sementes passando para a ração.


A cenoura é considerada um alimento altamente nutritivo por conter excelentes quantidades de vitamina A (β-caroteno), que é uma vitamina importantíssima. Esta vitamina é eficaz em combater os radicais livres, pois atua como antioxidante. A cenoura também contêm boas doses de vitamina C, K, minerais como o potássio, fibras dietéticas e é um alimento de baixa caloria.















No terceiro dia esta ficando apenas essa quantidade de cenoura que é o normal :D estou super feliz !
Lembrando,que as 14:00hr todo dia eu retiro a cenoura e coloco as sementes ;)
Espero que tenham gostado e bye bye !

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Como pintar gaiola de aves !


Vou deixar aqui algumas informações não dadas no vídeo !
Bom o spray na hora da aplicação o cheiro ele é insuportável e pra quem tem alergia não recomendo !
Você deve usar mascara e luva pois o spray vai na mão e custa a sair e na minha mão eu deixe secar e foi muito ruim pra tirar (fica tipo super bonde ).
Além do spray tem outras tintas que podem ser usadas também mas eu aconselho o spray pela fácil aplicação !
O spray ele seca rápido com uns 20 minutos eu deixei ele secando apenas 24h pois eu estava com pressa para colocar as aves , recomendo você esperar por uns 7 dias para dar tempo da tinta fixar bem!
Então foi isto pessoal assistem o vídeos para ver o passo a passo !



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Reprodução de Periquitos Australianos





Periquitos devem estar com a saúde perfeita na época de reprodução, ou seja, já devem ter feito a muda das penas por completo, devem estar “cantando” forte e os machos devem estar com a membrana que cobre a parte superior do bico em um tom azul bem forte, a não ser que sejam lutinos, aí a cor será um tom púrpura mais suave, já as fêmeas ficam com uma cor marrom chocolate.Se bem tratados podem chocar o ano inteiro, contudo não é aconselhável pois acaba desgastando de mais o casal. Com cerca de 01 ano o casal já está pronto para reproduzir, bastando para isto que seja colocado na gaiola criadeira ou no viveiro um ninho em forma de caixa, destes que são facilmente encontrados em lojas agropecuárias, ou então você mesmo pode fazer seu próprio ninho.

Se você colocar vários periquitos em uma mesma gaiola ou viveiro, caberá as fêmeas fazer a escolha dos casais, ou seja, ela irá escolher o periquito com o qual irá procriar.

A fêmea bota em média 5 ovos por ninhada e o período de incubação é normalmente de 18 dias, podendo variar e chegar até 21. Após o nascimento deve-se reforçar a alimentação dos pais, deixando a disposição, além da alimentação básica, alguma farinhada a base de ovo, verduras e legumes como couve, almeirão, jiló e cenoura ralada.

Normalmente os Periquitos são aves de fácil trato e que reproduzem muito bem em casa, contudo alguns problemas podem surgir, por isso é aconselhável que você coloque um casal jovem, mas que tenha mais de 01 ano de vida, para procriar, deixe-os em uma gaiola de bom tamanho e evite o máximo troca-la de lugar, qualquer mudança brusca do local da gaiola ou do ninho pode fazer com que a fêmea abandone os ovos. Evite deixar a gaiola em locais que peguem correntes fortes de vento, e se for o caso, cubra a gaiola a noite.










segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reprodução de Agapornis


Para a Reprodução do Agapornis primeiramente precisaremos de um local fixo e seguro para que as aves se sintam mais a vontade!

A gaiola deve ser bem espaçosa para que haja o ritual do acasalamento e espaço para futuros filhotes.

O caixote é uma ferramenta bem importante para a Reprodução pois será dentro do caixote que a femea de Agapornis depositara seus ovos e se confinara por 22 a 25 dias chocando os ovos!

Finalmente a chegada do casal! Após a chegada do casal eles demoraram um tempo até se acostumar com o local ( a não ser que estejam com você deis de filhotes ou a algum tempo).
Cerca de 6 meses após a chegada eles já estarão bem confiantes e cientes de que o local onde estão é seguro para ter seus futuros filhotes!

Confecção do ninho: Ofereça materiais para que seu casal carregue o para dentro do caixote e faça um belo ninho ajudando a femea a manter o ovo quente e firme!
Materiais podem ser palha, folhas de palmeira ou folhas de revista e A4.
(NUNCA DE FOLHA DE JORNAL POiS A TINTA CONTEM CHUMBO PODENDO CONTAMINAR O PÁSSARO)

A chegada do primeiro ovo J
Depois da chegada do primeiro ovo ela botara em media 3 a 6 ovos com prazos de até 2 dias de diferença.

Após 22 a 25 dias de choca a chegada do primeiro bebe agapornis a felicidade de qualquer criador... A mãe cuidara dele até seus 50 dias de vida após esse tempo ela expulsara os filhotes do ninho e começara uma nova postura.




Psitacídeos - Alimentação "O que pode e o que não pode ? "

Alimentação de Psitacídeos (Periquitos,calopsitas,agapornis,papagaio,arara,forpus...)


ALIMENTOS SAUVEIS

1 - Verduras (verde escuras) – cruas e bem lavadas: rúcula, couve, agrião, catalunia, mostarda, espinafre, brócolis, almeirão, etc (evitar alface e acelga);

2 - Legumes em Geral – Crus e bem lavados: abobrinha, jiló, berinjela, pimenta, pimentão, vagem torta, vagem, cenoura, etc (evitar beterraba e batata);

3 - Frutas – bem lavadas: maçã, banana, mamão, manga, uva, kiwi, melancia, pêra, acerola, ameixa, etc (abacate não pode);

4 - Queijo branco sem sal / ovo cozido: 2 vezes por semana em dias alternados;

5 - Milho verde cru (espigas cortadas em rodelas): 4 vezes por semana em dias alternados;

6 - Pedra de Cálcio (sempre disponível)

7 - Ração paletizada:
-Substituem por completo a mistura de sementes.
-As sementes são muito ricas em gorduras (especificamente girassol e amendoim) e pobres em proteínas, vitaminas e carboidratos, e são altamente prejudiciais a saúde do animal.
-A introdução da ração deve ser feita em um longo período (um a dois meses de período de transição). –
NUNCA TROCAR A RAÇÃO A BRUTO.

8 -
NÃO PODE leite/café
9 -
NÃO PODE bebidas alcoólicas
10 - NÃO PODE bolachas (apenas bolachas água e sal)
11 - NÃO PODE comida caseira (arroz, feijão, macarrão)
12 - NÃO PODE doces (chocolates/geléias)
13 – NÃO PODE alimentação com sementes (girassol, amendoim, etc)

CUIDADOS BÁSICOS:

1 )
NÃO PODE usar correntes amarrando o pé.
2)
NÃO PODE fumaça de cigarro
3)
NÃO PODE ficar perto de panelas de teflon (anti-aderente) / NÃO PODE ficar na cozinha (vapores de alimentos – gordura)
4)
NÃO PODE utilizar brinquedos ou gaiola de metal exposto – tratamento com zinco ou chumbo
na composição (intoxicação)
5) Evitar poleiros lisosartrite
6)
NÃO PODE picar jornal / NÃO PODE tinta de caneta
7)
NÃO PODE ficar exposto ao vento / corrente de ar
Ideal gaiola quadrada / tamanho gaiola ideal (mínimo 2 vezes a abertura das asas)

9) SEMPRE TER brinquedos para debicar (preferencialmente de material natural: cordas de sisal e madeira
10)
Observar conjuntivite, diarréia, sinusite e febre (suspeitar de psitacose)



Via: universodascalopsitas.blogspot.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Caturrita








A caturrita (Myiopsitta monachus), também conhecida como catorra ou cocota, é uma ave da família Psittacidae. A caturrita é nativa das regiões subtropical e temperada da América do Sul. São encontradas nos pampas à leste dos Andes na Bolívia, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil até a região da Patagônia na Argentina. A caturrita também é conhecida no Brasil por catorra, cocota, periquito barroso, papo branco e outros nomes, dependendo da região.

Não considerada como sendo ameaçada, embora o comércio local e internacional afete suas populações naturais.

- Características :

As caturritas têm penas verdes no dorso, que contrastam com a barriga, peito, garganta e testa acinzentados. O bico é pequeno e alaranjado. No peito, a plumagem é escamada e nas asas e cauda possuem penas longas azuladas. As caturritas adultas têm 28 a 33 cm de comprimento total.

- Alimentação :

A alimentação das caturritas é composta por frutos, verduras, legumes, sementes de arbustos e capins, flores e brotos.

- Reprodução :

Se reproduz entre julho e dezembro. A caturrita é a única espécie de psitacídeos que constrói o seu próprio ninho. Todos os outros membros do grupo (papagaios, araras, etc) fazem ninhos em buracos ocos de árvores, barrancos ou cupinzeiros. Os casais de caturritas nidificam com o resto do seu bando e podem formar ninhos comunitários com, no máximo, um metro de diâmetro e 200 kg de peso. Os ninhos são estruturas cilíndricas fechadas, unidas aos ninhos vizinhos através das paredes externas. As caturritas constroem os ninhos com gravetos, nos galhos mais altos de diferentes tipos de árvores. Os ninhos são usados durante todo o ano. Quando não estão no período reprodutivo, as caturritas usam-nos para dormir ou como proteção em caso de tempestades. As caturritas chega a por 11 ovos por postura, sendo que cerca de 7 dos filhotes conseguem chegar a idade adulta.

- Hábitos :

Habita principalmente nas florestas secas, de galeria, plantações e áreas urbanas, até 1000 m. A subespécie M. m. luchsialcança até os 3000 m.

As caturritas são aves gregárias, e não migratórias. Voam em casais ou bandos de 15 a 50 indivíduos ou em números maiores depois da reprodução (bandos maiores, até de 100 aves, não são incomuns)

No sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, a caturrita é considerada praga em zonas de cultivo de milho e sorgo e em pomares. Com o desaparecimento das matas onde viviam, as caturritas começaram a procurar alimento nas culturas que hoje ocupam seu habitat natural. Com alimento fácil e a extinção progressiva de seus predadores, como o gavião, a população da espécie aumentou facilmente.

O cultivo de eucalipto, originário da Austrália e introduzido no Brasil entre os anos de 1855 e 1870, também tem um papel importante na explosão populacional das caturritas. A caturrita encontrou no eucalipto um local perfeito para nidificar, construindo ninhos nos galhos mais altos do eucalípto (a 10 metros de altura), os ovos, filhotes e adultos ficam muito bem protegidos do ataque dos seus inimigos naturais e dificultando o controle populacional por parte do homem.

Em outras regiões, onde não há uma agricultura de gramíneas muito extensa, como é o caso do Pantanal Matogrossense, as caturritas causam danos localizados, mas de pouca expressão. A presença de predadores naturais e espécies competidoras as mantém em níveis populacionais compatíveis.

Nos Estados Unidos, exemplares fugidos do cativeiro se reproduziram e agora também estão presentes em New York, New Jersey, Flórida e Virgínia, preocupando as autoridades ambientais americanas.

Também na Europa existem comunidades nidificantes, nomeadamente na Espanha e na Bélgica. Foram libertadas no inicio do século XX num dos parques da cidade de Bruxelas e é hoje em dia possível encontrá-los numa parte significativa dos espaços verdes urbanos. Entretanto começam a surgir possíveis avistamentos da espécie noutras áreas urbanas próximas.

- Distribuição Geográfica :
Descontínua. Leste dos Andes, desde o norte da Bolivia até a Patagonia na Argentina.

~~~~~~> de: Mundo das Aves ;)











































quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mandarim: Filhotes,Cuidados


Bom as crias de mandarim não precisam de muito você deve deixar uma alimentação variada na gaiola 

com muitas verduras e ofereça papa seca aos pais recomendo você pingar na água o avitrin cálcio.

Não deve ficar olhando no ninho e deixar longe de correntes de ar pode deixar dentro de casa !
Nunca toque nos filhotes e cuidados com os piolhos caso dê você pode usar o allax .
XAU



























Diamante Mandarim : Reprodução


Oi, não tem ninguém que não tem um casal de ave e não quer reproduzir certo ?
Então vamos ver como funciona  reprodução do mandarim ?

A reprodução se inicia quando as aves possuem cerca de 3 a 4 meses, entretanto, o ideal é permitir o acasalamento depois dos 9 meses de vida, visando que terão melhores condições de choco e cuidados com os filhotes. Põem de 4 a 8 ovos, que eclodem em cerca de 12 dias. Após cerca de 2 semanas já se alimentam sozinhos e aos 18 dias começam a voar.
Logo em seguida o casal começa a preparar um novo ninho para outra postura. É aconselhável estabelecer um período para a reprodução que, por norma, se situa entre Setembro e Julho.







Mandarim: Alimentação




Olá a todo , Hoje vamos falar da alimentação dos 

mandarins , bom o mandarim tem 


uma alimentação bem fácil .


alimentação de um mandarim é basicamente 


painço,alpiste e verduras !


No mercado você encontra mistura pra estas aves  

e extrusada mais o de mais fácil acesso e o  painço 


alpiste e mistura .


Você deve colocar um pedaço de jiló todos os dias 

ou casca de ovo pode dar também , 


almeirão,couve,escarola,chicória e espinafre.


O mandarim como vocês estão vendo é 

de fácil criação e não tem nada e especial 


na criação apenas ter uma boa alimentação .
















                                 Bye Bye !























Diamante Mandarim

O mandarim ou diamante-mandarim (Taeniopygia guttata) é um pequeno passeriforme, membro da família Passeridae. Este pássaro é originário da Australásia e é nativo da AustráliaTimor e Indonésia. Ocorre também em PortugalBrasil, e nos Estados Unidos como espécie introduzida.
O mandarim é uma ave de pequeno porte, com 11 a 12 centímetros de comprimento. São aves muito gregárias e, na natureza, nunca estão longe do resto do bando ou do seu parceiro.
Os mandarins são brancos na barriga e cinzento mosqueado de preto no dorso e asas. A cauda é preta e branca. O bico é vermelho vivo. O mandarim macho se diferencia da fêmea por possuir manchas alaranjadas ou castanhas abaixo de cada olho. As fêmeas têm em geral o bico mais claro e os juvenis têm o bico marrom-escuro quase negro.
Na Natureza, o mandarim alimenta-se de sementes.


















Mandarim : Macho ou Fêmea ?


Bom uma coisa importante antes de aquirir uma ave é saber o sexo certo ?
Então alguns pássaros tem o dimorfismo sexual que é o caso do diamante mandarim !
Fique abaixo com a dica e as imagens ! 


Machos: Possuem manchas laranjas ou acastanhadas na zona das bochechas, listras no peito, o bico e as patas são avermelhados e cantam.

Fêmeas: Na zona das bochechas apenas possuem uma "lágrima", não possuem listras no peito, o bico e as patas são laranja claros e apenas piam.








Sementes: Barrinha em forma de coração !




Olá , encontrei esta receita maravilhosa em um site , é feita de sementes e os psitacídeos adoram créditos da receita ao final !

Ingredientes : 



  • dois pacotes de gelatina sem sabor
  • três copos de alpiste e sementes para pássaros
  • cordão
  • cortador de biscoitos em formato de coração
Preparo:


Dissolva a gelatina em 10 colheres de água fria, e assim que amolecer misture com 2 xícaras de água quente. Misture bem até dissolver totalmente.







Acrescente as três xícaras de alpiste e outras sementes que agradam os pássaros e novamente misture muito bem. Garanta que todas as sementes sejam envolvidas na gelatina. Aguarde esfriar.











Enquanto a mistura esfrie, prepare suas forminhas ou formas maiores como na imagem.

Coloquem sobre um papel alumínio e unte a base e as laterais da forma. 
















Quando a mistura estiver fria, despeje dentro da forma. Espete um canudinho na parte superior para poder passar o cordão depois. Leve ao freezer para endurecer totalmente.
















Quando estiver bem firme, desenforme com cuidado, passe o cordão pelo orifício e pendure em seu jardim num lugar bem sombreado.















Agora é só você se degustar com seus pequenos e ver a alegria e o amor que eles sentem por estas sementes kkkkk !

Até mais !